terça-feira, 26 de outubro de 2010

Nossa Senhora de Rocamadour

Nossa Senhora das Maravilhas também conhecida como Nossa Senhora de Rocamadour.

A imagem de Nossa Senhora das Maravilhas ou de Rocamadour foi oferecida por S. Bernardo ao templo primitivo de Santa Maria de Marvila ou de Santarém; corria então o Séc. XII.

As peregrinações a Rocamadour, na França, são célebres desde a Idade Média. Segundo a tradição, o santuário foi fundado nos primórdios do cristianismo, à volta de um altar erigido em honra de Nossa Senhora pelo aduaneiro Zaqueu de Jericó, que foi para a Gália após a morte de Cristo.
Reza a lenda que a imagem de Nossa Senhora sentada num trono com o Menino ao colo, se esculpiu a si mesma do tronco de uma árvore.
Mais tarde Zaqueu mudou seu nome para Amador, de onde provém o título de Nossa Senhora: Nossa Senhora de Rocamadour, isto é, Nossa Senhora da Penha ou Rocha (Roc) de Amador.

Para alcançar o cume do rochedo, onde está situado o santuário, há 217 degraus que o peregrino devia outrora subir de joelhos. O santuário é composto de três capelas e a igreja de São Salvador; esta, que data do século XIII, foi construída por cima da cripta de santo Amador, cavada em 1160, e foi elevada à categoria de Basílica Menor.

Uma segunda escada conduz à capela de Nossa Senhora de Rocamadour, edificada no século XVII, no lugar do oratório primitivo, que tinha sido destruído pela queda de uma pedra.

A imagem antiga, restaurada, está no altar-mor desta capela, rodeada de lâmpadas continuamente acesas.

Antigamente vestiam sumptuosamente a imagem; mas, há poucos anos, retiraram os ricos ornatos, para que se possa admirar a beleza da antiquíssima imagem de madeira.

Rocamadour teve de suportar duras provs no decurso do tempo: alternadamente, normandos, ingleses, albingenses, huguenotes e revolucionários obstinaram-se em devastar esse lugar santo de peregrinação; porém, houve sempre, em todas as épocas, fiéis generosos que se prontificaram a levantar novamente o santuário, de modo que, de geração em geração, chegou até nós a devoção a Nossa Senhora de Rocamadour, que tantos milagres tem operado em favor dos que a ela recorrem.

Personagens ilustres e mesmo reis da França e de Castela iam rezar em Rocamadour, que na altura era um dos principais santuários de peregrinações e penitência.

A sua origem confunde-se com a implantação do cristianismo na Gália.

A peregrinação principal é no dia 8 de Setembro.

Sem comentários: