domingo, 3 de outubro de 2010

Igreja de Santa Maria do Monte

Descrição da forma da Igreja desta Capela e da invocação do orago dela.

Está esta Igreja situada no lugar já dito; sua longura é de levante a poente e de longo o corpo dela de ... palmos e de longura de ...; tem 3 portais: o principal da banda de poente e um da banda do norte e outro da banda do sul; as paredes são de pedra e cal, fortes, de altura de ... palmos.

Tem um campanário com seu sino da banda do poente, entre a porta principal e o canto da banda do norte; é cercada de alpendres das bandas do poente e sul da largura de ... sobre colunas de pedra sobre os poiais do alpendre que cercam a dita Igreja.

Parece também que foi vontade do edificador ser cercada também de alpendres da banda norte, segundo se mostra por cães de pedra metidos na parede da dita banda da mesma altura em que estão os outros das outras 2 bandas em que estão os alpendres. Tem no corpo da Igreja 2 altares na parede da capela, um da banda norte e outro do sul, onde antigamente soíam — no da banda norte um Anjo Gabriel que anunciava a Sacratíssima encarnação de Nosso Senhor Jesús Crista à Virgem Gloriosa cuja Imagem estava no outro altar da banda do sul onde ainda está. E a do Anjo não.

A Capela desta Igreja é quadrada e de abóboda de tijolo sobre arcos fortes de pedraria com estribos de botaréus de fora. A invocação do Orago desta Igreja é Nossa Senhora da Piedade, com seu Filho descido da Cruz e lançado em seus braços; e o frontal do altar principal em que está esta Imagem é duma pedra em que está a Sepultura de Nosso Senhor Jesús Cristo, com uma figura assim como foi descido da Cruz e envolto no lençol e cercado das imagens das pessoas que o sepultaram, que responde à imagem que está no altar. Esta pedra em que está esta sepultura e Imagem foi tirada quando o Padre Frei António D. Prior que foi do Convento desta Vila com poder e jurisdição episcopal em ela e todos os lugares da Ordem em que a jurisdição Eclesiástica pleno jure lhe pertence; e posta fora do alpendre em um altar que está da banda do sul na parede do levante, em que se diz missa quando em algumas procissões o povo vai à dita Igreja; mas para se guardar a vontade do instituidor e o frontal responder às imagens do altar, o seu próprio lugar era onde estava, e a deve ter tornado e posto que acima digo (Dr. Pedr’Álvares) que das obrigações e encargos desta Capela não constou por escritura alguma mostrasse pela Carta de Previlégio de 15 homens que haviam de lavrar nos casais e propriedades desta Igreja, que na dita Capela haviam de cantar 3 capelães para sempre, e parece que a causa porque no Cartório da dita Ordem se não achou a Instituição desta Capela, seria porque dela havia de haver Administrador para fazer cumprir para sempre a vontade do instituidor sucessivamente de um Administrador em outro, e que a própria Instituição foi entregue ao primeiro Administrador;
e como a natureza humana seja mais inclinada dos próprios interesses que a cumprir os de outrém, instituído e ordenado, poderia ser esta a causa por onde hoje (1570) não há memória nas pessoas viventes desta Vila que em tempo algum se cantasse nesta Capela, nem se soubesse os casais e propriedades que lhe foram dotadas pelo dito Instituidor, e o pouco que disso se pode alcançar, por muita deligência que eu, o Doutor Pedr'Álvares sobre isso pús assim em buscar o Cartório do Convento desta Vila como na Torre do Tombo da cidade de Lisboa, e por inquerição que sobre isso tirei em esta Vila de Tomar por pessoas mais antigas e discretas dela, no ano de 1545. Tombo de Santa Maria do Monte

- Torre do Tombo

Sem comentários: