segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Castro de Ribas, Santuário Rupestre de Argeriz - Pias dos Mouros


----
--------

Enquadramento
Rural, isolado, remate de esporão coberto com pinhal e vegetação rasteira, sobranceiro ao Regato da Quebrada.

Descrição
Povoado fortificado proto-histórico e romanizado, circundado por duas linhas de muralha, que chegam a atingir c. de 7 m de espessura, sendo o sistema defensivo complementado de NE a NO por um fosso escavado no afloramento, muito danificado. Na muralha interior regista-se uma porta virada a NE e uma outra, mais estreita, no flanco NO. Registe-se que a primeira linha de muralha possui um cotovelo com uma espessura de c. de 13 m. No pano da muralha interior encontram-se, possivelmente reaproveitados, dois silhares com ornamentações gravadas, sendo os motivos decorativos constituídos por círculos e espirais. Nas plataformas interiores, conservam-se habitações de planta rectangular e circular, assim como, a E., um lagar escavado num rochedo. Exteriormente ao povoado encontra-se uma habitação rectangular, possuindo num extremo, segundo o eixo maior, um corpo com a mesma planta, não apresentando qualquer comunicação com aquela.

Propriedade
Privada: pessoa singular

Cronologia
Pré-História - Construção do povoado;
Antiguidade - vestígios de ocupação romana.

Tipologia
Povoado fortificado proto-histórico, com habitações de planta circular e rectangular circundadas por duas linhas de muralhas reforçadas por fosso de NE a NO, revelando vestígios de ocupação em época romana.

Características Particulares
Fosso escavado no afloramento; na muralha estão incorporados silhares com motivos ornamentais; dentro do povoado encontra-se um lagar escavado na rocha.

Observações
Foram detectados um machado polido de anfibolite, dois machados em cobre, uma alfinete em cobre, uma abraçadeira de bronze, cerâmica comum indígena, cerâmica comum romana, cerâmica de importação romana, fragmentos de vidro, tegula, imbrex, fustes de coluna, mós manuárias, fíbulas, moedas e um busto humano em granito. Dois machados em cobre estão na posse de Amílcar Costa, morador em Carrazedo de Montenegro.
*1 Tendo parte das estruturas visíveis sido objecto de restauro.
*2 Embora o fosso esteja entulhado.
*3 Embora os silhares decorados estejam expostos à erosão atmosférica


----
--------

Enquadramento
Rural, isolada, plataforma em encosta de pendor suave coberta com pinhal, sobranceira a uma linha de água afluente do Ribº de Alfonge.

Descrição
Santuário rupestre constituído por dois tanques de formato rectangular cavados na superfície de um extenso rochedo granítico pouco pronunciado da superfície do solo. Estas cavidades estão dispostos paralelamente e encontram-se ladeadas por degraus debastados no afloramento, lateralmente ao eixo menor dos tanques, conduzindo à parte superior do rochedo, para assentamento de estruturas. Numa das faces laterais do penedo, encontra-se uma inscrição, provavelmente latina, muito erosionada, da qual resta a expressão APADAV.

Propriedade
Privada: pessoa singular

Cronologia
Antiguidade - Construção.

Tipologia
Santuário rupestre, romano formado por dois tanques de planta rectangular dispostos paralelamente.

Dados Técnicos
Encaixes de assentamento das estruturas escavados no afloramento.

Materiais
A estrutura assenta num bloco granítico.

Observações
Dado o carácter incompleto da inscrição desconhece-se se revestia uma natureza jurídica ou religiosa.
*1 A inscrição encontra-se exposta à erosão atmosférica.

(fonte: IHRU)

O pequeno santuário rupestre parece revelar algumas semelhanças estruturais com o Santuário de Panóias; tal, é visível a partir do cimo do monte.

Sem comentários: