sábado, 4 de dezembro de 2010

Jerusalem do Romeu

Capela de Nossa Senhora de Jerusalém e cruzeiro

----
-----------
-----------------

Enquadramento
Urbano, isolado, a 429 m de altitude, disposto paralelamente à via pública que atravessa a povoação e que conduz à Igreja Paroquial, sem separador da mesma. O cruzeiro ergue-se em frente da capela, inserido em plataforma quadrangular, de nível rebaixado e delimitada por lajes. A capela e cruzeiro são parcialmente enquadrados por jardim, com espaço arelvado, canteiros de roseiras e bordejado por arbustos. Nas imediações da capela, ergue-se o restaurante tradicional Maria Rita e fonte de espaldar, terminado em cornija recta com lápide inscrita com a data de 1975, e tanque lavadouro coberto por alpendre de madeira e cobertura de telha, sobre pilares de betão.

Descrição
CAPELA: Planta longitudinal, de massa simples e volume único com cobertura homogénea em telhados de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com cunhais em perpianhos, à excepção da fachada principal que é em alvenaria de granito aparente, e terminadas em beirada simples. Fachada principal virada a S., terminada em empena truncada por sineira, em arco de volta perfeita sobre pilares, albergando sino, e terminando em perfil curvo, coroada por cruz latina de braços quadrangulares, frontalmente percorridos por sulco e com resplendor na zona do encontro dos braços. É rasgada por portal de verga abatida, inscrita ao centro com ANNO DE 1596, e percorrida por filete, sendo encimado por dois silhares em ângulo sobre três formando volutas estilizadas. Fachada lateral esquerda rasgada a meio por porta travessa de verga recta e moldura simples, e a oposta por fresta de capialço e janela rectangular, moldurada e gradeada. Fachada posterior cega e terminada em empena.

CRUZEIRO composto por soco de dois degraus escalonados de planta quadrangular, base também quadrangular, de ângulos arredondados e topo terminado em quarto de círculo côncavo reverso; coluna de fuste quadrangular de arestas suaves e inferiormente acentuado com capitel cilíndrico sobreposto por friso rectangular horizontal relevado com quatro outros verticais no alinhamento dos braços da cruz. É coroado por cruz latina, de secção quadrangular, com ponta de diamante nos topos e tendo pequeno resplendor nos ângulos.

Época Construção
Séc. XVI / XX

Cronologia
1596 - data inscrita na verga do portal da capela assinalando a sua construção;

1758, 26 Abril - o padre António Marques nas Memórias Paroquiais da freguesia refere a existência da Capela da Senhora de Jerusalém e São Marcos do termo do lugar e o ermitão da mesma;

Séc. XX - época provável da construção do cruzeiro.

Tipologia
Arquitectura religiosa, quinhentista e do séc. 20. Capela quinhentista de planta longitudinal simples, interiormente com iluminação unilateral. Fachadas rebocadas e pintadas, à excepção da principal, que é em alvenaria de pedra aparente, termina em empena truncada por sineira e é rasgada por portal de verga abatida; fachadas laterais com perpianhos nos cunhais, terminadas em beirada simples, a esquerda rasgada por porta travessa de verga recta e a oposta por fresta e janela. Fachada posterior cega, terminada em empena. Cruzeiro do séc. 20 com fuste quadrangular, capitel cilíndrico sobreposto por molduras rectilíneas horizontal e verticais e cruz de braços quadrangulares com resplendor.

Características Particulares
Capela de construção quinhentista, com portal percorrido por filete esculpido e verga inscrita, encimada por três silhares formando volutas. Os vãos da fachada lateral esquerda, de diferente modinatura, serão de construção díspar. Cruzeiro de linhas geométricas.

(fonte: IHRU)

Sem comentários: