sábado, 6 de novembro de 2010

Beguinas, albigenses

As Beguinas, albigenses: Catarismo.

À imagem dos Templários e dos Cátaros, as Beguinas foram condenadas pela Pecadora Inquisição à tortura e à fogueira por pretensos crimes de heresia e outros tipos criminais de idêntico intento.

Marguerite de Porete foi o expoente máximo do misticismo Beguinário, tendo escrito O Espelho das Almas Simples, valeu-lhe a tortura e a fogueira em 1310.

Mulheres indomáveis e conhecedoras, verdadeiras ameaças à Pecadora Inquisição; à Igreja Católica.

Bernardo Gui (1261-1331) Esse expoente máximo da Pecadora Inquisição, frade dominicano que actuou como inquisidor em Toulouse desde 1307 até os primeiros anos da década de 1321, produziu um ínenarrável opúsculo por volta de 1325, conhecido como Practica Inquisissionis Hereticae Pravilalis [Prática da Inquisição na Perversidade Herética]. Fixa os procedimentos da Inquisição, a justificação dos seus hediondos crimes. Fornece dados acerca das crenças dos valdenses, cátaros, beguinos e judeus.
O opúsculo não é completamente original, pois aproveita muito dos autores anteriores sobre o mesmo tema, mas a sua extensa experiência prática, adiciona elementos impressionantes à descrição de uma instituição abjecta e terrorista.

Sem comentários: