quinta-feira, 24 de março de 2011

Palaçoulo

Palatiolum ou Palaçuolo

Há indícios de que o seu povoamento tenha tido inicio em épocas pré-históricas.
Esta conclusão é fundamentada pela descoberta de figuras rupestres em Palaçoulo.
O espólio aqui encontrado é composto, para alem de desenhos gravados em rocha, por algumas escavações feitas na pedra, identificadas como possível Santuário rupestre, sendo distinguidos, nas rochas marcas de espaços rectangulares e do que parecem ser pias. Estes achados são de extrema importância histórica e valor arqueológico.

Há também manifestações da permanência romana no território da freguesia, confirmados pela existência de vestígios de um Castro talvez romanizado (Penhal Castro), a Oeste da povoação, e ainda vestígios de um povoado romano, o “Toural”.
Crê-se que o seu topónimo tenha tido origem na língua Latim, com o termo “Palatiolum”, sofrendo uma transformação para Palaciolo na Idade Média, sofrendo evolução para Palaçuolo, em Língua Mirandesa.

A Heráldica da freguesia, cujo o parecer foi emitido a 24 de Abril de 2001, é composta por Brasão, Bandeira e Selo, figurando em cada um deles o seguinte: Brasão – Escudo de ouro, feixe de uma espiga de trigo e duas de centeio, de verde, passadas e atadas de vermelho, entre duas rodas dentadas de vermelho, tudo alinhado em faixa. Em chefe, cruz da Ordem de Cristo.

Palaçoulo, adonde bás
Cun tanto porgresso, tanto
Que yá sós i mais serás
La tierra de l mui ancanto

Coro
Nossa tierra mirandesa
Nuosso rincon sim eigual,
Sós tan çfrente na beleza
De quando hai na Pertugal!

Cun palicos a bater
Tenemos danças antigas
I mocicas que hai que ber
Báilan i cántan cantigas!

Yé honra i pruoa pr’a nós
Nuossa fala mirandesa,
Lhiéngua de ls nuossos abós,
Harmana d’la pertuguesa.


- Hino de Palaçoulo

(Disponibilizado pela Junta de Freg.)

Sem comentários: