quinta-feira, 17 de março de 2011

Castelo de Seda


Versão Oficial:

Antecedentes
O primitivo povoamento humano desta região remonta a época pré-histórica, de que são testemunho cerca de uma dezena e meia de antas ali identificadas. A presença romana na região é testemunhada pela ponte de Vila Formosa, erguida entre o século I e o século II, e marcos miliários de uma estrada.

Alguns autores admitem que a primitiva fortificação da povoação remonte a um castro dos Lusitanos, ocupado por tropas romanas que sobre ele teriam erguido uma fortificação, o que não se encontra comprovado.

O castelo medieval
No contexto da Reconquista cristã da península Ibérica, a região foi conquistada pelas forças de D. Afonso Henriques, em 1160, vindo a ser doada pelo soberano aos cavaleiros da Ordem do Templo, que o haviam auxiliado na empreitada. Datará dessa época o início da primitiva cerca da povoação.

Sob o reinado de D. Afonso III (1248-1279), Seda foi entregue aos cavaleiros da Ordem de Avis (1271), na pessoa de seu Mestre, Frei Fernão Soeiro, que lhe outorgou foral.

D. João I (1385-1433) concedeu-lhe Carta de Foral (30 de Outubro de 1427), elevando-a a vila, privilégio renovado à época de D. Manuel I (1495-1521), que lhe concedeu o Foral Novo (1 de Outubro de 1510). A sua importância é atestada pelo fato de que em 1527 passou a sede de Concelho, sob a jurisdição da Ordem de Avis, privilégio extinto em 1836.

Os nossos dias
Chegaram até aos nossos dias um troço da muralha medieval, reforçado por cubelos, em precário estado de conservação. Esses vestígios encontram-se classificados como Imóvel de Interesse Público, por Decreto publicado em 26 de Fevereiro de 1982.

(fonte: Wikipedia)

Descrição
Cerca urbana com 3 cubelos e vestígios de um quarto. Toda a estrutura tem terminação irregular.

Enquadramento
Rural, delimitando, a E., a zona N. do primitivo núcleo de habitações. As muralhas e cubelos situam-se, concretamente, entre hortas e quintais das habitações da R. do Castelo, do lado E., e uma encosta abrupta que é já propriedade agrícola.

Cronologia
Do período romano ao muçulmano - existiria um castelo com o nome de Arminho;
1160 - D. Afonso Henriques terá conquistado a povoação aos mouros; após a conquista - doação aos Templários;
1271, 18 de Maio - concessão de foral por Fr. Simão, mestre de Avis;
1427, 30 de Outubro - D. João I ter-lhe-á dado foral;
1510, 1 de Setembro - concessão de foral por D. Manuel I;
1527 - era sede concelho quando do Numeramento, da jurisdição da Ordem de Avis, possuindo 184 moradores;
1836 - extinção do concelho com a reforma administrativa;
1970 - derrocada de um troço de muralha e parte de um cubelo.

(fonte: IHRU)


O Castelo de Seda foi doado por D. Afonso Henriques à Ordem do Templo, porque foram os esforços dos Templários, e do seu Mestre, que o Castelo passou a ser parte de Portugal.
Ainda, o facto, de serem os Templários que iriam garantir a segurança e o povoamento da região ...
O Templo, garantia a Construção e Harmonia.

Sem comentários: