domingo, 1 de maio de 2011

A Deusa dos Olhos de Sol

Manifestações do sagrado na Pré-História do Ocidente Peninsular


As representações da divindade feminina presente nas placas de xisto gravadas (e nas de grés)(estruturas morfológicas e da própria cronologia absoluta do megalitismo), apresentam uma grande diversidade de componentes gráficos. E em todas as composições, e nos diversos grafismos, a imagem antropomórfica ou «divina», que não tem de ser sempre necessariamente antropomórfica, constitui uma constante.
Diversificada, mas presente, e por vezes de forma bem explícita.

Os Olhos de Sol - ... a forma ainda hoje usada para representar um olhar penetrante, como o do mocho ou o da coruja, diverge muito, de acordo com a concepção do pintor, desenhador ou escultor.

O colar - ... O colar da Deusa, que significativamente a Deusa suméria Inanna vê ser-lhe retirado em último lugar (e devolvido em primeiro), na sua descida aos Infernos,
surge como uma representação específica de poder e a sua presença figurada (e não apenas sugerida) reforça o conjunto simbólico.

O sexo e a área inferior das placas - ... triângulo simbólico

(...) tudo nos remete, o explícito, naturalmente, mas o implícito da mesma forma, para que as placas de xisto gravadas sejam representações de uma divindade feminina, acompanhante e protectora dos vivos no desconhecido caminho da morte.
(Texto adaptado do texto de Victor S. Gonçalves - Manifestações do sagrado na Pré-História do Ocidente peninsular)

Sem comentários: