(Texto adaptado do texto de Victor S. Gonçalves - Manifestações do sagrado na Pré-História do Ocidente peninsular)As representações da divindade feminina presente nas placas de xisto gravadas (e nas de grés)(estruturas morfológicas e da própria cronologia absoluta do megalitismo), apresentam uma grande diversidade de componentes gráficos. E em todas as composições, e nos diversos grafismos, a imagem antropomórfica ou «divina», que não tem de ser sempre necessariamente antropomórfica, constitui uma constante.
Diversificada, mas presente, e por vezes de forma bem explícita.
Os Olhos de Sol - ... a forma ainda hoje usada para representar um olhar penetrante, como o do mocho ou o da coruja, diverge muito, de acordo com a concepção do pintor, desenhador ou escultor.
O colar - ... O colar da Deusa, que significativamente a Deusa suméria Inanna vê ser-lhe retirado em último lugar (e devolvido em primeiro), na sua descida aos Infernos,
surge como uma representação específica de poder e a sua presença figurada (e não apenas sugerida) reforça o conjunto simbólico.
O sexo e a área inferior das placas - ... triângulo simbólico
(...) tudo nos remete, o explícito, naturalmente, mas o implícito da mesma forma, para que as placas de xisto gravadas sejam representações de uma divindade feminina, acompanhante e protectora dos vivos no desconhecido caminho da morte.
domingo, 1 de maio de 2011
A Deusa dos Olhos de Sol
Manifestações do sagrado na Pré-História do Ocidente Peninsular
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