quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Mons Sanctum

Eis-nos de volta a Monsanto

Da Villa de Monsanto

A sete legoas de Castelo-Branco para o Nascente, quatro de Salvaterra do Extremo para o Norte, & huma da Estremadura Castelhana, defronte do Castelo de Trebejo, em hum áspero monte, & altíssimo promontório com dificultosa entrada tem seu sítio a Villa de Monsanto, cercada de muros com famoso Castelo, obra de D. Galdim Pies, o qual tem dentro hum poço de agua nativa, muita, & boa, além de muitas fontes, que tem pela parte de fora, entre as quaes ha huma da parte do Occidente que anda ao revez de todas, brota de veraõ, & seca-se de Inverno. Ha nella tradiçaõ, que que esteve de cerco sete annos, & sem duvida devia de ser em tempo dos Romanos a praça que na Lusitania teve Ludo Emilio Consul em dilatado cerco, no fim do qual, não querendo os cercados entregarse, não havendo de sair com armas, sairão com elas para morrer pelejando (como fizerão) com grande estrago do inimigo.

Mandou povoar esta Villa El Rey Dom Sancho o Primeiro de Portugal pelos annos de 1190. chamandolhe Monte Sagro, ou Sacro, corrupto depois em Monte de Sancho , & hoje em Monsanto. El Rey D. Affonso o Terceiro lhe deo foral com grandes privilegios:
tem por Armas huma Aguia (insignia do lmperio) com huma Esfera, que lhe ajuntou El Rey D. Manoel, quando a fez Villa, concedendolhe voto em Cortes com assento no banco quatorze. A mayor excellencia, que tem, he, que sitiada pela parte, por onde lhe podem deitar o cordão, para dentro se lavra pão, vinho, & azeite para se sustentar, com muitas hortas, & pomares, muita caça, gado, & colmeas. Nos Castelhanos anda hum adagio, que diz: Monsanto, Monsanto, orejas de mulo, el que te ganare, ganar puede el mundo; por se se divisarem de longe humas farpas, que o parecem.
- Descripçam Chorografica do Reyno de Portugal

Monsanto, é uma Vila de imenso valor histórico, e de uma beleza ímpar.
A sua imponência natural, dá-lhe uma enorme vantagem, transformando-a numa fortificação original.
Todos os Povos que por ela passaram, não lhe ficaram indiferentes!

A Ordem do Templo, e Gualdim Paes em particular - considerando que foi sob a sua égide que se reconstruiu o Castelo de Monsanto -, foi encontrar uma situação natural ideal .

De seguida:

Capela de Santa Maria do Castelo, Capela de S. Miguel do Castelo, e Capela de S. Pedro de Vir à Corça

2 comentários:

Criptex disse...

Compara-se facilmente com as famosas «higlands» escocesas.
Do vale à montanha são perto de 800m de rochas graníticas que se erguem de forma abrupta.
Quando o nevoeiro cerra e faz cerco denso; a visão que se tem do Monte Santo pela aurora, é mágica.

Sigillum disse...

É de facto um local mágico, muito bem retratado pelos da Extremadura espanhola:
"Monsanto, Monsanto, orejas de mulo, el que te ganare, ganar puede el mundo"