sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Capela de S. Miguel do Castelo - Monsanto




Enquadramento
Rural, isolado e a meia encosta.

Ergue-se numa zona de pendor inclinado, extramuros, com a fachada posterior sobre embasamento.

O espaço circundante é caracterizado pela existência de vários afloramentos graníticos, onde existem escavadas treze sepulturas trapezoidais e antropomórficas, isoladas e em grupo. Lateralmente à capela, existe o campanário e, próximo, o Castelo de Monsanto e a torre defensiva do Pião.

Descrição
Planta longitudinal composta por nave e capela-mor mais estreita e baixa, de volumes articulados de disposição na horizontal com coberturas diferenciadas, que seriam de duas águas.

Fachadas em cantaria aparente, com aparelho isódomo, e remate em cornija.

A fachada principal, virada a SO., remata em empena e é rasgada por portal em arco de volta perfeita, com quatro arquivoltas assentes em impostas salientes, as exterior e interior sobre colunas de fuste liso, já desaparecidos nas interiores, e capitéis cúbicos ostentando decoração zoomórfica; a coluna do lado esquerdo possui insculpido côvado de 65 cm.; o vão é protegido por porta de duas folhas em ferro.

A ladear o portal axial e em posição superior, duas mísulas de cantaria.

A fachada lateral esquerda, virada a NO., remata em cornija sustentada por cachorrada, tendo em alguns dos cachorros decoração zoomórfica e símbolos fálicos, possuindo, no corpo da nave, dois arcossólios geminados, em arco ligeiramente apontado; é rasgada por porta de verga recta, encimada por tímpano semicircular assente em imposta saliente no lado esquerdo; o vão é protegido por grade metálica de uma folha.

O corpo da capela-mor forma dois panos, o do lado esquerdo criando um ligeiro ressalto, onde surge um terceiro arcossólio, também de perfil apontado.

A fachada lateral direita, virada a SE., apresenta uma cachorrada semelhante à da fachada oposta, sendo cega.
Fachada posterior em empena rasgada por uma fresta na zona superior.

No lado O. a uma cota mais elevada e assente sobre afloramento granítico, surge o campanário em cantaria de granito aparente em aparelho isódomo, rasgado superiormente por dois arcos de volta perfeita geminados.

Acede-se ao INTERIOR descendo uma escadaria constituída por cinco degraus, apresentando-se em cantaria de granito aparente e pavimento em lajeado de granito.

Arco triunfal de volta perfeita, constituído por duas arquivoltas assentes em impostas salientes e encimado por fresta. Na capela-mor, conserva, sobre supedâneo de um degrau, uma mesa de altar recitilínea, um fragmento da pia baptismal em forma de cálice, base de coluna e outros fragmentos em cantaria aparelhada.

Vários fragmentos de cantaria lavrada surgem dispersos pela nave.

Utilização Inicial
Religiosa: igreja matriz

Época Construção
Séc. XII

Cronologia
Séc. XII - data da sua edificação;

Séc. XVI, início - levantamento gráfico efectuado por Duarte de Armas, onde se observa o núcleo urbano da paróquia de São Miguel;

1702 - sepultura no interior de Tomé Furtado de Mendonça, prior da igreja;

1758 - esta capela funcionava como igreja paroquial, sendo o pároco prior apresentando pelo Conde de Monsanto, a quem tinha sido dado o padroado pela Câmara, em troca de fazendas que o Conde possuía, tendo o pároco 200$000 de renda; a igreja encontrava-se fora da freguesia, restando poucas casas, tendo por orago a Aparição de São Miguel Arcanjo no Monte Gargano, sendo sagrada, conforme inscrição gótica que existia na parede da igreja; tinha a capela-mor e dois retábulos colaterais, dedicados a Nosso Senhor do Bonfim (Epístola) e Nossa Senhora da Assunção (Evangelho);

1834 - a igreja ainda se encontrava aberta ao culto.

Tipologia
Arquitectura religiosa, românica. Igreja de planta longitudinal composta por nave e capela-mor mais estreita e baixa, com campanário em cota mais elevada, com construção autónoma, com sineira dupla. Fachada principal em empena com portal em arco de volta perfeita assente em impostas salientes e em colunas. As fachadas laterais rematam em cornija assente em cachorrada, a lateral esquerda com portal de verga recta, encimado por tímpano. Arco triunfal de volta perfeita, encimado por fresta, rasgando-se outra na parede testeira.

Características Particulares
Antiga igreja paroquial, onde se destaca a fachada principal apresentando colunas com capitéis cúbicos decorados com elementos zoomórficos, que se repetem na decoração das cachorradas, que ostentam também motivos fálicos; a coluna do lado esquerdo possui insculpido côvado. É de destacar a existência de três arcossólios com arcos apontados, na fachada lateral esquerda, que conteriam tumulária. Na envolvência, surgem sepulturas escavadas nos afloramentos graníticos e o campanário, de dupla sineira.

(fonte: IHRU)

2 comentários:

Criptex disse...

Quem sabe, à guarda do anjo guerreiro, tantas vezes invocado antes do combate, não fique pois à sua beira, uma fraga sagrada "tapada"...

Joaquim Fonseca disse...

Mil vezes obrigado por tão simpática divulgação das nossas raízes identitárias.
Joaquim Fonseca