quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Hábito de Cristo na corte de Roma ao marquês de Massa (Malaspina)

Dom Johão per graça de Deus rey de Portugual e dos Alguarves daallem e daaquem maar em Affrica senhor de Guinee e da comquista navegação e comerciio de Ethiopia Arabia Perssia e da Imdia.

Como governador e perpetuo administrador que são da Ordem e Cavalarya do mestrado de Nosso Senhor Jhesuu Christo faço saber a vos frei dom Affomsso comendador moor da dita Ordem meu muito amado sobrinho do meu comselho e meu embaixador em corte de Roma que Lelyo marques de Masa me pedio por merce que porquamto elle desejava e tinha devação de emtrar na dita Ordem e Cavallarya me prouvese de o prover do abito della.

E vemdo eu como elle he pesoa que aa dita Ordem e a mym poode muy bem servir e por lhe fazer merce me praz de o prover do dito abito e vos dou comisão e mando que lho lamceis em hua igreja ou moesteiro dessa cidade de Roma o qual abito lhe lamçareis segumdo forma da deffemção da dita Ordem da qual vos com esta mando o trelado asynado
per Manuel da Costa scripvam da camara della que imteiramente comprireis e asy o fareis primeiro cavaleiro com as sollenidades que pera o tall auto se requerem per vertude de huu meu alvara que sobre isso pera vos pasei que com esta vos seraa apresentado.

E tanto que lhe asy teverdes lamçado o dito abito fareis diso asemto nas costas desta carta asynado per vos com declaração do dia mes e anno e luguar em que lho lamçardes e dos nomes das testemunhas que forem presemtes e ao dito marques dareis hua vossa certidão per vos asynada com o trelado desta e do dito asemto pera a elle ter pera sua guarda e emviareis loguo esta carta ao comvemto de Tomar da dita Ordem omde seraa emtregue ao dom prior delle pera per elle e o dito asemto o mandar asemtar no livro da matricolla que per deffinção estaa ordenado no dito convemto.

E porque eu mando lamçar o dito abito ao dito marques a titollo de seu patrimonyo cobrareis delle huu seu asynado de como he comtemte de o receber e ter a titollo de seu patrimonyo o quall asynado emviareie outrosy ao dito comvento com esta carta que por firmeza dello pera voe mandei pasar per mym asynada e aselada com o sello da dita Ordem.

Johão de Sebeas a fez em Allmeirim a vimte dias do mes d'Abril anno do nacimento de Noso Senhor Jhesu Christo de jbclj.
Manuel da Costa a fez screpver.


Pera frey dom Afonso comendador moor da Hordem de Nosso Senhor Jhesu Christo lamçar o abito em Roma ao marques de Masa a titulo de seu patrimonio.

No verso:

Eu frey dom Afonso d'Alemcastro comendador moor da Ordem de Noso Senhor Jhesu Christo e embaixador del rey de Portugall meu senhor nesta corte de Roma, faço fe, que em comprimento desta patente de Sua Alteza atras scrita lancey o habito de Noso Senhor Jhesu Christo ao senhor Alberico marques de Massa ho qual elle recebeo em Roma na igreja de Sant'Antonio dos portugeses, segundo forma das diffinções da ditta Ordem de Noso Senhor Jhesu Christo. Presentes dom Dinis d'Alemcastro meu filho e ho senhor Fabritio Verano comendador da dita Ordem e Hieronimo Cavallo meu mestre de casa e comendador da Ordem de Santiaguo e outros.
E porque ho dito senhor marques foy contente receber e ter ho dito habito a titolo de seu patrimonio me fez esta certidão de sua mão abaixo scrita.

E por assi tudo ser verdade mandei passar esta certidão por mym assinada.
Em Roma aos vj dias do mes de Janeiro de 1552.
E eu ho doctor Diogo d'Amdrade secretario do dito senhor que a isso fuy presente e por seu mandado ho screvi ho dito dia mes e era.

O Comendador mor dom Afonso Jo Alberico Malas P.n" Cibo cavalier et comendator del Ordine de Nostro Signor Jesu Cristo confirmo et aprovo tutto quello che nella pre-
sente patente di mano del dottor dei Andrade et sotoscritta dal Ulustrissimo et Eccelentissimo signor don Alfonso de Alencastro comendator magiore di Cristo si contiene et per la presente di mia propia mano fatta et sotoscrista so contento ricevere et ritenere il detto habbitto di Cristo a titolo del mio patrimonio et in fede della verita ho fatto la presente.

In Roma in casa nostra fasta in Travone a di x di Genaro M D L ij.
Idem Albericus qui supra.
Pagou setemta e cimquo reais a xxbiij dias d'Abrill de 155[1].
Amtam d'Afonseca

• aos officiaes — iiij* lij reais
Registada na chancelaria do mestrado
Pagou nichil
(Selo branco)
Registada Manuel da Costa
João Monteiro doctor.

Sem comentários: