segunda-feira, 4 de abril de 2011

Soria, a Encantada (e o Douro sempre perto)


No entanto, na actual muralha do castelo foram descobertos restos de uma povoação, associados, com certeza, à existência de Numância.

Bartolomé de Torres, na sua topografía da cidade de Numância, assegura que o castelo desta cidade tomou o nome de Oria de um cavaleiro grego chamado Dórico, capitão dos dorios, que chegou a Sória desde Acaya, na Grécia.

Alguns historiadores deduzem desta afirmação que os primeiros habitantes de Soria foram os dorios. Não obstante, não há vestígios arqueológicos que confirmem esta teoria.

Outro grupo de especialistas acredita que os primeiros povoadores de Sória foram os suevos, cujos reis ali estabeleceram as suas cortes (de acordo com Tutor e Malo no seu Compendio historial de las dos Numancias).

Contudo, ainda nenhum documento as confirmou de forma inequívoca.

Parece lógico supor que a palabra «Sória» derive de Dauria, que por sua vez deriva de Daurius, ou seja, Douro.

A estas versões sobre a origem do nome de Sória, somam-se ainda a de Pedro de Rúa, que deriva Soria de Sarra, nome da cidade de Tiro, e sorianos de sarranos, os seus habitantes.

Num livro de armas, conta-se que quando Afonso VII, O Imperador, reedificou Sória, descobriu-se uma pedra enorme com um sinal gravado que parecia com a letra «S», a qual foi acrescentada ao castelo de Oria e deu então origem à actual Soria.

(...)

- Wikipedia

Sem comentários: