sábado, 2 de janeiro de 2010

Libro de la Ynclita Caualleria de Cristo en la Corona de Portugal

Os Anais da U.A.M.O.C. prestam serviço público ao transcreverem da Obra existente de Frei Jeronimo Román, a descrição do Convento de Tomar.

Existente porque, o Códice começa a folhas 51 do volume. Está incompleto, faltando-lhe todas as folhas anteriores; e quais são essas folhas?
Nem mais, nem menos do que as folhas respeitantes à Ordem do Templo.

Este Códice faz parte do Vol. 648 da Colecção Pombalina da Biblioteca Nacional de Lisboa: Papéis antiguissimos. Mordomias da caza da Rainha a senhora D. Catharina.

Del templo y yglesia del conuento de Thomar com todo loque haze al proposito.
(Cap. 22)

Cierto es q la yglesia del conuento de Thomar tiene lamas particular traça ynuencion q yo hevisto ni ay en españa ysupe muchos años a pasando por este monasterio q estatraça se hallo porque asi estava la iglesia delsepulchro delsalvador yqloscavalleros templarios como uiuian en Jerusalem en muchas partes hazian sus yglesias aaquelmodo yquesta fue una de ellas mas hazeseme aspero decrer esto porque losque descriuen lacapilla del sancto sepulchro norresponde conesta traça y enlosmonesterios que yo heuisto antiguos desta orden sea en francia y por diuersas partes despaña no hallo cosa q parezca aeste en fin sea loq fuere q laprimera traça del templo q yo heusito aeste talle eselque yoquiero aqui pintar lomejor q yo supiere.

Primeramente estaesobra delprimero maestre deltemple en los reynos de Portugal llamado don Gualdin paez quees elquemas illustro loqueoy es Thomar. Labroseprimero unacomodigamos capilla ydentro se le traço otraobra que hiziese capillamayor olugar adondestuuiese el altar mayor yaesta llamn charola q propriamente es comounasandas otauernaculo com sus columnas y chapitel q lacubre pero pintemos primero lacapilla q propriamente es la yglesia ydespues hablaremos de laotra diuision que haze lafigura destacapilla es sesagona queesuocabulo proprio de Architectos quedando le enuio lenguaje suppiedad espreza quetiene diez y seys compartimientos enygual distancia los unos de los otros sualturaterapoco mas omenos sesentapalmos y decircunferencia mill yquatrocientos. Estos diez y seys angulos juntase unosaoutros counos pilares de medio reliene deobra toscana conpuesta yantigua y lospilares uancontinuando se astaloalto adonde lavoveda comienza abolver.
(...)

4 comentários:

Criptex disse...

Muito interessante.
Tens mais dados?

Sigillum disse...

Tenho.

simon disse...

E porque faltarão as folhas respeitantes à Ordem do Templo neste texto da UAMOC datável de 1589?

Sigillum disse...

As folhas respeitantes à Ordem do Templo, datável de 1580 em diante (a partir do momento em que Filipe II de Espanha e I de Portugal, tomou posse nas Cortes de Tomar).

Ora, as páginas faltam ao Códice escrito por Frei Jeronimo Román, não aos Amigos da UAMOC.

E faltam, porque alguém as subtraiu; o que infelizmente, se verifica relativamente a tudo o que diga respeito à Ordem do Templo.
É a tentativa, mais do que absurda, de apagar a(s) memória(s) do Templo.