segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Presentes - Tojales


O Tojales escreveu:

(...) há muitos anos que venho pesquisando e descobrindo, material sobre o sec XII, e claro os templários que vim descobrindo. Tenho especial interesse porque tenciono fazer um livro de banda desenhada que aborde essa época deslumbrante de uma forma divertida.

Neste momento debruço-me sobre a frota templária pesquiso sobre um navio de baixo bordo de nome "porteiro", em portugal, ou "huisard", navio de baixo calado que servia de transporte de equineos (equídeos = cavalos) para o outremer especialmente da galiza.

Se souber de algma coisa agradecia que algum dia pudessemos partilhar (...)

A questão da Frota Templária.

A Ordem do Templo, detinha uma extensa frota de navios; quer de transporte de pessoas, quer de carga, quer de cavalos.
Os Templários não podiam, de modo algum, ficar dependentes de terceiros para transporte.

Há, de facto, uma distinção entre os 3 tipos de navios, tendo em conta o seu objectivo.

Considerando que aborda especificamente o navio de transporte de cavalos, será esse o focado.

Os navios de transporte de cavalos, foram idealizados e mandados construir pelos Templários.
A ideia primeira, era a de transportar os cavalos em condições ideais, por forma a que chegassem ao seu destino em perfeito, ou no mais perfeito possível, estado de saúde física e psicológica; tendo em conta as dificuldades das águas do mediterrâneo.

Era um navio robusto, de baixo calado, cujo convés era rebaixado, tendo baias para acomodar cada cavalo individualmente; os cavalos estavam separados entre si por traves de madeira, e o chão coberto de palha.

Era colocada uma rampa de acesso que dava entrada directa para as baias, e que era retirada após os cavalos estarem acomodados, e colocada de volta a portada, que era posteriormente calafetada para não entrar água, tendo em conta que ficava abaixo da linha de água aquando o navio iniciava o seu curso de navegação.

O Tojales fala da Galiza, mas a Galiza não era um dos locais mais propícios a bom porto, tendo em conta que dista em muito do mediterrâneo; a parte mediterrânica da actual Espanha era mais propícia: Peñiscola, Lloret del Mar, Tarragona, Alicante, Cabo de Gata. - Monasterio de San Miguel de la Coelleira

Se necessitar de mais elementos, faça favor de escrever.

Boas Festas

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