quarta-feira, 27 de maio de 2009

Maio, o mês das Rosas

S. Ambrosio tratando das princípaes flores, & plantas,que Deos pussera no paraíso Terreal, começa pela Rosa, & pelo Lírio, dando e primeiro lugar a qualquer delas, com muitos louvores. Esta he a razão porque seguindo a ordem deste gloriozo Doutor, avantejamos a Rosa a todas as mais flores, de que agora havemos de tratar, pois por sentença de todos he a principal delas, sendo o mesmo Santo de opinião, que a Rosa no terreno Paraíso fora criada sem espinhos. O mesmo quer S. Basílio, dizendo que ficando a terra amaldiçoada pelo peccado de Adaõ, começou a dar espinhos , & abrolhos que não tinha, & a Rofa começou a se rodear deles, em final que gostos da vida, peccando o primeiro homem, se cercarão de tormcntos, como a Rosa de espinhos. E porque as mais plantas, & flores forão antiguamente dedicadas a particulares deuses, a Rosa o era à deusa Vénus, em razaõ, que a mais generosa flor se devia consagrar mais fermosa Deusa. Diziaõ tambem que a Rosa no principio fora branca, mas que andando Venus entre uns rosaes buscando a Adonis se ferira em hum pé, & tocando com o seu sangue nas Rosas as atingíra, e lhes dera a cor do proprio sangue, ficando em parte vermelha , & em parte branca. Outros attribuião a cor purpurea da Rosa à mesma Estrella de Venus, que por ser rubicunda , & inflammada , influhia mais nesta flor sua virtude, & efeitos particulares.

A Rosa considerada sem espinhos , significa Graça, como consta de divinas, & humanas letras. A eterna Sabedoria que no Ecclesiástico se compara na excelencia ao Cedro, na immortalidade ao Cipreste, na suavidade à Videira, tambem na graça se faz semelhante à Rosa, apontando apoz isso, que os seus ramos são de virtude, & graça, dando a entender, que ou se compare ao Cedro, ou Cipreste, à Videira,ou à Rofa,quanto dela mana ,‘ & procede tudo he virtude, & graça tudo pureza,& fermosura. Tambem o Espirito Santo nos aconselha, que sejamos como a Rosa, plantada junto às correntes das agoas, avisando logo que floreçamos para a graça, como se dissera, que se defejamos ser planta do celestial Jardim, sejamos como a Rosa junto às agoas, aonde cresze com mais vigor, & aonde parece mais bella,& graciosa. Lancemos flores de graça, para sempre adquirirmos mais graça, & tudo em nós ser augmento de divina graça.

- Frei Izidoro de Barreyra, Tratado das significaçoens das plantas, flores, e fruttos, que se referem na Sagrada Escrittura - A Rosa

Sem comentários: