segunda-feira, 27 de abril de 2009

Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa


Onde se encontram os restos mortais de Egas Moniz, esse Lustre de Bondade, de Pureza e Compaixão.

Classificado como Monumento Nacional, o Mosteiro Beneditino de Paço de Sousa situa-se em Paço de Sousa, no concelho de Penafiel, na região Norte do País, e integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico do Vale do Sousa.

Fundado em 962 pelo Cavaleiro Godo Trutesindo Galindes, ascendente de Egas Moniz, e reconstruído em meados do século XIII, o Mosteiro insere-se num estilo de transição do românico para o gótico, albergando a célebre Igreja românica de três naves.
O conjunto sofreu alterações nos séculos XI e XIII, com a ampliação da Igreja, e posteriormente nos séculos XVIII e XX.

Na fachada da Igreja apresenta-se o belo portal gótico com cinco arquivoltas e uma célebre rosácea. No interior encontra-se o túmulo de Egas Moniz, preceptor de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, contendo no interior uma pequena caixa de cobre com as cinzas fúnebres.

Encontram-se ainda alguns elementos do templo pré-românico reaproveitados na igreja e espalhados pelo claustro, nomeadamente fragmentos de frisos, impostas e colunelos com decoração vegetalista.

Um grande incêndio deflagrou em 1927, procedendo-se então a já referidas obras de restauro, que retiraram muitos dos elementos Renascentistas e Barrocos de anteriores reconstruções e restauros.

Vale a pena conhecer um dos maiores legados Românicos do Norte de Portugal, inserido num local de grande beleza natural.

- Guia da Cidade

Sem comentários: