sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Cuidado onde põem os pés!! 2

Scaliburis disse...

O que é que podemos pisar?
A foto não é muito esclarecedora.
Podes desenvolver o teu tópico?

4 de Dezembro de 2008 13:06

Este comentário do Scaliburis relativamente ao artigo anterior requer maior desenvolvimento e análise de todos os elementos constantes da "pedra".
O que é que não se deve pisar. E transladar daquele local para um mais adequado aos seus desígnios.

Conforme se pode constatar pelas imagens originais (1600x1200), estamos perante uma pedra, possivelmente uma laje decorativa ou mesmo de uma laje funerária decorativa.

Existem 4 flores de lys, em cruz, onde no centro faz um losango, losango esse que ainda ser pode perceber existir outro bordado interior no seu centro, lateralizado por 4 folhas, emoldurado este quadro por moldura quadrada em alto relevo, lembrando um emblema.
Como a fotografia foi tirada num dia de intensa pluviosidade, não possibilitou uma melhor observação do bordado interior.
A pedra - qual o nome correcto para a descrever (?), encontra-se quase à entrada da portada da igreja, e é de corte rectangular e deve ser considerada vista à entrada, mas principalmente à saída da igreja, desta forma:

Deverá ler-se como se estivesse colocada numa parede.
Aliás, pode verificar-se não só que esta pedra é idêntica às originais do Séc. XII do interior, como é muito diferente em textura, cor e formato das adjacentes.

É verdade que encontra-se gasta pelo tempo, mas principalmente pela incúria - limpeza abrupta, pisadelas e todo o tipo de maus tratos.

2 comentários:

Rui Ferreira disse...

As minhas desculpas por ainda não ter "descoberto" o seu blog

Boas fotos.. irei seguir

Sigillum disse...

Eu é que agradeço

Saudações