quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

No Caminho de Santiago ...

... os Templários.

Erigida no sec. XVI com grandes lajes de granito, substituiu uma outra, de tábuas, cuja referência data do Séc. XII.
O italiano Canfalonieri, em peregrinação a S. Tiago de Compostela em 1594, refere-se a esta ponte como sendo de pedra.

Na margem direita, do lado jusante, observa-se em duas pedras do pavimento, cruzes templárias.

Tábua deve-se provavelmente, a uma ponte de tábuas que existiu em tempos do Condado Portucalense. O topónimo principal do concelho, "Tábua” parece tratar-se de uma referência arqueológica, aludindo a uma ponte de tábuas, sobre qualquer ribeiro ou curso de água.

Também a atestar a sua antiguidade de povoamento está o facto de Tábua ter feito parte dos domínios da "civitas" senense, estando desta forma as suas paróquias integradas administrativamente na "terra" ou julgado medieval de Seia.

Obteve Carta de Foral em 1136, passada por D. Afonso Henriques, em que são definidos os limites da referida "terra", a sua fronteira seria junto à povoação de Carapinha, que actualmente está integrada no concelho de Tábua.

Desde o século XII, Tábua foi honra e julgado da família Cunha, por dádiva de D. Teresa a Fernão Pais da Cunha. Este senhorio só se viria a extinguir em 1895. Por carta de 30 de Março de 1342, D. Afonso IV concedeu a esta família a jurisdição civil e criminal de Tábua.

O concelho de Tábua faz fronteira com os concelhos de Carregal do Sal e Santa Comba Dão, a Norte; com Arganil, a Sul; com Oliveira do Hospital, a Este e com Penacova, a Oeste.

O relevo do concelho é planáltico como toda a Beira Alta, enquadrando-se entre as serras da Estrela, da Lousã, do Buçaco e do Caramulo.
O seu ponto mais alto verifica-se no "Pinhal de Santa Cruz", em Venda da Esperança, com 514 metros de altitude.
Há no entanto outros outeiros de altura considerável, nomeadamente o de "S. Miguel" com cerca de 314 metros; o "Outeiro das Forcas", com 406 metros e o "Monte de S. Brás", junto à sede do concelho, com 278 metros.

O concelho de Tábua é atravessado por vários cursos de água: o rio Mondego limita o concelho a Norte, separando-o de Santa Comba Dão e tem como principais afluentes o rio de Cavalos, o rio Ceia, o rio Ribelas e varias ribeiras. A Sul, o concelho é dominado pelo rio Alva que funciona como uma fronteira natural com o concelho de Arganil.

Sem comentários: