Sexta-feira, será dia de colheita na Mata dos Sete Montes.
A Fé — diz Paracelso — é uma estrela luminosa que guia o investigador através dos segredos da Natureza.
É necessário que busqueis o vosso ponto de apoio em Deus, e que coloqueis a vossa confiança no divino, forte e puro; aproximai-vos Dele de todo o Coração, cheios de amor e de forma desinteressada.
Se possuirdes esta fé, Deus não vos esconderá a verdade,pelo contrário, revelar-vos-á as suas obras de forma visível e consoladora.
Os Três Princípios:
- sustenta que cada substância ou matéria em crescimento é constituída de Sal, Enxofre e Mercúrio;
- a força vital consiste na união dos três princípios; existe, portanto, uma ação tríplice, que actua de forma constante para cada corpo: a ação da purificação por meio do sal, a da dissolução ou consumação pelo enxofre e a da eliminação pelo mercúrio.
O sal é um alcalino; o enxofre, um óleo; o mercúrio, um licor (a água); mas cada uma das matérias possui uma acção separada das restantes.
Nas doenças mais complexas, são indispensáveis as curas mistas. Deve ter-se o maior cuidado no exame de cada doença: identificar se é simples, de duas espécies ou tríplice; se é oriunda do sal, do enxofre ou do mercúrio e que quantidade contém de cada elemento ou de todos; qual a sua relação com a parte adjacente do corpo, a fim de saber se convém extrair dela o alcalino, o óleo ou o licor; em resumo, o médico deve procurar não confundir duas doenças.
A Virtude — é a quarta coluna do templo da Medicina e não pode ser fingida. Significa o poder que resulta do facto de ser um homem na verdadeira acepção da palavra e de possuir não somente as teorias relativas ao tratamento da doença, mas igualmente o poder de curá-las.
Da mesma forma que o verdadeiro sacerdote, o verdadeiro médico é ordenado por Deus.
Aquele que pode curar doenças é médico. Nem os imperadores, nem os papas, nem os colegas, nem as escolas superiores podem criar médicos. Podem outorgar privilégios e fazer com que uma pessoa, que não é médico, aparentemente o seja. Podem conceder-lhe uma licença para matar, mas não podem dar-lhe o poder de curar; não podem fazer dessa pessoa um verdadeiro médico, se esse não for o designio de Deus.
O verdadeiro médico não se gaba de sua habilidade, nem elogia a sua medicina, nem procura monopolizar o direito de explorar o doente, pois sabe que é a obra que há de louvar o mestre e não o mestre a obra.
Há um conhecimento que deriva do homem e outro que deriva de Deus, através da luz da Natureza. Quem não nasceu para ser médico, nunca o será. O médico deve ser leal e caritativo. O egoísta muito pouco fará a favor dos seus doentes.
É muito útil a um médico conhecer as experiências dos demais, mas toda ciência de um livro não é suficiente para tornar um médico, a menos que seja por natureza. Somente Deus dá a sabedoria médica.
Nas escaldantes areias do deserto,
no vislumbre antecipado da batalha,
...fui os olhos do Cavaleiro.
Nas longas e solitárias noites,
velando o seu parco descanso,
...fui os ouvidos do Cavaleiro.
No plano eficaz da victória
portando o Sigillum Christi
...fui a voz do Cavaleiro.
Na hora do supremo sacrifício,
no momento calmo do doce abandono,
...transportei a alma do Cavaleiro.
Depois cavalguei alegre e vaidoso,
as ondas do mar bravio,
...trazendo na lembrança o Cavaleiro
Agora nas águas em que repouso,
portador da sua Relíquia Sagrada,
aguardo o meu Cavaleiro...
(O Falcão do Templo)
...só para ti, Sigillum.
- Ponto 4 --É estrictamente proibida a utilização parcial ou total deste texto.--
Salve, berço do nome lusitano! Nesta manhã solene. Que, em volver de ano e ano, Jamais acabará que a apague o tempo Da saudosa memória; Nesta manhã de glória A ti veio, a ti venho, asilo santo Da lusitana antiga liberdade.
Tuas lobregas cavernas Me serão templo augusto e sacrossanto, Aonde da Razão e da Verdade Celebrarei a festa.
Ouça-me o vale, o outeiro, Escute-me a floresta Aonde do seguro azambujeiro Seus cajados cortavam Os pastores de Luso, Que a defender a pátria e a liberdade Nesses tempos bastavam De honra e lealdade.
- Almeida Garrett, Viriato
A Honradez de um Adversário, só é comparável à Lealdade de um Amigo.
Sem comentários:
Enviar um comentário