segunda-feira, 6 de julho de 2009

A árvore e a floresta

Já Shakespeare falava em descortinar a árvore da floresta.
À custa de ver-se o conjunto, perde-se a noção do elemento.

O escrito de Judas, (dito) o Iscariote.

Iluminura de anónimo, Séc. XII.

Façam o favor de contar quantas pessoas estão junto a Jesus, o Nazoreu.
E, já agora, quem é o indivíduo que está de joelhos com uma arma branca, a assasinar um 3º a toda a cena.

4 comentários:

Bartolomeu disse...

Esta cena retrata o momento da prisão de Jesus no Horto das Oliveiras, ou apenas o ferimento de Malco por Pedro e o milagre operado por Jesus.

Ao todo encontram-se 15 figuras.
- Jesus;
- Judas beijando Jesus, supostamente;
- João do outro lado oposto ao provável Judas (João, o jovem discípulo amado que mais tarde se encontrará junto à cruz, daí a sua importância. Também os relatos o aproximam de Jesus neste episódio. A sua jovialidade - pois este encontra-se ainda em idade adolescente ou juvenil - é criada pela ausência de barba);
- Simão Pedro, de joelhos, com um punhal (único apóstolo em evidência, dada a aureola que lhe confere distinção e santidade);
- Malco, um servo dos guardas, a quem Pedro corta uma orelha à qual Jesus se prontifica a repor e sarar.
- Sobra uma multidão de 10 pessoas.

Quem é a multidão:
- Soldados?
- Empunham doze lanças e não têm aureolas como Pedro e Jesus;
- Assim, o identificado João deixa de o ser, pois todos os discípulos, excepto Judas são considerados santos;
- Logo, é Judas que beija acompanhado pelos Soldados e não há João;

- Apóstolos?
- As lanças estão num plano afastado e não no meio deles;
- As lanças, representam a autoridade e não apresentam figuras humanas por questão de confusão, estética e economia de recursos;
- Porém não têm aureolas;
- Os apóstolos fugiram todos, logo após a prisão, ficando em cena Pedro, João e Judas;
- A serem Apóstolos, exclusivamente, encontra-se uma figura a mais;
- Se excluirmos uma das figuras, teremos os doze.
- A excluir uma que não faça parte dos doze, poderão ser:
- O identificado como João. O seu chapéu assemelha-se a um capacete de guarda e o seu aparente gesto a agarrar, prender ou impedir Jesus a algo;
- Soa a falso Judas não ter barba. Assim, pela ausência de barba quem beija Jesus é João, o discípulo amado que se desfaz em lágrimas e desespera com a prisão de Jesus. É jovem e não compreende esta situação como um adulto. Age com histeria infantil;
- Assim, Judas como protagonista deste episódio poderá ser o que se apresenta de manto encarnado e que aponta para Jesus;
- Ultima hipótese: Multidão de Apóstolos, Simão Pedro com a faca, Malco o ferido, Judas o de manto encarnado, João o rapaz de chapéu sem barba e quem beija uma figura adulta, uma mulher - logo não seria João (esta figura apresenta-se com vestes vaporosas e de pregas, tipicamente femininas, e com traços mais suaves e doces e de cabelos compridos e soltos (João e Pedro tem cabelo acima do pescoço. Jesus tem o cabelo apanhado, outros usam mantos e barbas). A probabilidade de ser mulher é reforçada sobretudo pela forma como abraça Jesus. Este abraço é ainda feito de forma íntima e o beijo aparenta ser sucessivo de outros. Provavelmente Maria Madalena, aquela a quem se atribui uma maior proximidade a Jesus.
- Não sei identificar o objecto que Jesus trás na mão.
- Existe uma mão sem dono no braço de Jesus. Certamente corrigida pela mais próxima da mão de quem abraça e esquecida por mera ilusão óptica, ou outro motivo.

Obrigado,


Bartolomeu

Sigillum disse...

Obrigada eu, que agradeço sobremaneira a sua exposição. Excelente.

Alguns pontos, entretanto:

- Pedro, nunca poderia ter um halo - Pedro é a antítese de tudo o que Jesus, o Nazoreu representou;

- Não se tratam de soldados, mas dos ditos apóstolos, o seguidores mais próximos;

- Caracterizou muito bem João, e a suposta figura de Judas;

- Repare, são 13 - é suposto estar um a mais, pelo menos é de acordo com a estória que a igreja, dita, católica tem mais ou menos contado ao longo de dois milénios;

- O desgraçado no chão, é mais uma das vítimas de Pedro, dito a Pedra ...;

- Judas, essa vítima. Vítima da má-fé, da má formação, degenerescência e falta de espiritualidade - ao longo de dois milénios. Uma vergonha, que ainda hoje repetem.

- O/A 13º/ª ...

- As armas no fundo do cenário representam as armas do Espírito, e lá está o bausant

Sigillum disse...

O Nazoreu está a apontar para Pedro. Está a apontar para o seu acto criminoso; não só um acto criminoso físico, mas um bem mais grave: o espiritual.

Aquele halo é "ouro dos tolos".

Criptex disse...

Saudações,

Belo ensaio Bartolomeu.

Criptex